Regulamentos



CAPITULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.º 1.º  O presente Regulamento define de uma forma concisa as normas a aplicar para as Provas de Carros de Rolamentos em Nespereira a realizar pela Junta de Freguesia de Nespereira, com o apoio daa Associações locais.
Art.º 2.º  A prova de Carro Original decorrerá junto do Secretariado (Perto da Meta da pista), na Vista Alegre e as Provas de Corrida serão realizadas na Estrada Municipal de Vilar D’Arca - Nespereira (Pista - Rampa Pedra da Moura).
1º Paragrafo. Os participantes devem entregar os carros no Secretariado situado junto à pista, próximo da meta, na Vista Alegre, até às 12 h, para que estes possam ser inspecionados e se aprovados, ficarem expostos até à partida.
A logística do transporte para as provas de corrida será da responsabilidade da organização.

Art.º 3.º  As provas serão realizadas no dia  26 de Maio de 2013.

Art.º 4.º  Horário das  Provas e Local.

Prova
Local
Hora
Testes Livres
Pista
11H
Carro Original
Secretariado
(pista –V.Alegre)
12H
Prova Livre
Pista
14H30
Prova Tempos
Pista
15H
Fun Roll
Pista
16H
Fórmula Roll
Pista
16H30



















Art.º 5.º Os testes livres servem para as últimas afinações e para uma adaptação e reconhecimento da pista.

Art.º 6.º  O local de realização das provas de corrida estará cortado ao trânsito , durante toda a prova.

Art.º 7.º Todos os participante deverão ter o conhecimento integral do presente Regulamento.

Art.º 8.º A organização das provas, será assegurada pela Junta de Freguesia de Nespereira, que zelará pelo cumprimento do presente Regulamento.

Art.º 9.º No final da prova será realizado um convívio, onde serão comunicados os resultados e classificações, bem como a entrega dos prémios.

CAPITULO II INSCRIÇÕES

Art.º 10.º As inscrições devem ser realizadas em formulário próprio a disponibilizar pela Organização, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos e a entrega de fotocópia do BI/CC.

Art.º 11.ª As inscrições devem ser formalizadas impreterivelmente até às 12H do dia da prova.

Art.º 12.º  Os formulários de inscrição devem ser enviados/entregues à Organização pelas mais diversas vias. Podem ser enviados por Correio, Fax,  E-mail ( rolamentosnespereira@gmail.com | junta-nespereira@sapo.pt ) ou entregues a  membros da Organização. Devem sempre confirmar a receção dos respetivos formulários. Poderá obter formulários em

Art.º 13.º As inscrições serão formalizadas até ao dia anterior, mas serão validadas no dia da prova, após receção  e inspeção dos veículos (no Secretariado) , aprovação dos mesmos , e consequente  pagamento.

Art.º 14.º  Taxas de Inscrição:

Até dia 18
Até dia 25
8,00
Depois dia 25
10,00
Com lanche acresce 5,00 .

Art.º 15.º A inscrição de menores fica condicionada à autorização escrita dos pais/tutores sendo acompanhada de cópia dos documentos de identificação.

Art.º 16º. Após validação da Inscrição será atribuído um número que identificará o concorrente nas diversas provas.

CAPITULO III CARROS DE ROLAMENTOS

Art.º 17.º  O carro não poderá ter qualquer tipo de propulsão mecânica ou elétrica. As Rodas tem de ser obrigatoriamente e exclusivamente Rolamentos, tendo duas variantes:
1. Diâmetro máximo de 12 cm e rolamento simples;
2. Diâmetro máximo de 20 cm e rolamento alterado;
 Os veículos para competição Individual só poderão ter em contacto com o solo 4 rolamentos, podendo os Penduras ter 6 .
Art.º 18.º  As medidas do veículo serão iguais ou inferiores a 90 cm de largura e  200 cm de comprimento, com a exceção dos carros que concorram apenas para o prémio de Carro mais Original.

Art.º 19.º  O veículo deverá ser construído com travões em bom funcionamento e resistentes , que ofereçam segurança ao piloto e restantes participantes. Da mesma forma não poderá ter formas pontiagudas e objetos cortantes.

CAPITULO IV COMPETIÇÃO

Art.º 20.º  No total haverá 6 competições distribuídas por 2 Provas:
Prova de Carro Original;
Prova de Corrida  - Competição Individual  variante 12 cm;
                                    - Competição Individual  variante 20 cm;
                                    -  Competição Penduras ;
                                    - Competição Madeira;

Art.º 21.º  Na competição de Carro original os veículos são avaliados por Júris pré determinados, idóneos e isentos.
1.º Paragrafo. A pontuação será determinada tendo em atenção a originalidade dos materiais empregues e da construção. São pontuados 10 veículos de 1 a 10 pontos, sendo as pontuações guardadas em envelopes selados e divulgados no lanche, vencendo o veículo com maior pontuação. Em caso de empate vencerá o que obtiver melhor resultado na prova de corrida .

Art. 22.º Na Competição individual e de Penduras a classificação será independente, e será obtida pela ordem de chegada à meta. Na Individual haverá distinção entre os carros com rolamentos simples até 12 cm e rolamentos até 20 cm, sendo que será atribuída uma pontuação, pré estabelecida, por posição, a cada concorrente.
1.º Paragrafo. A posição dos participantes na Grelha de Partida será obtida em função do tempo conseguido na prova de tempos.
2.º Paragrafo. A partida será acionada por um sinal sonoro, devendo os participantes estar sentados no interior do veículo.
3.º Paragrafo. Os participantes podem auxiliar o arranque na partida com os pés  e mãos .
4.º Paragrafo. A chegada à meta só será considerada válida se o participante estiver em contacto com o veículo (sentado, a  empurrar, a puxar ou até com o veículo às costas).  A chegada será validada pela frente do veículo.
5.º Paragrafo. Durante o percurso nenhum participante poderá empurrar ou ser empurrado por  outro, nem pelo público, incorrendo no risco de penalização.
6.º Paragrafo. Durante o percurso qualquer ação que tenha como objetivo prejudicar outros, será penalizada pela Organização.

Art.º 23º A Prova  Livre não é competição, não sendo como tal premiada. Serve apenas para reconhecimento da pista.

CAPITULO V SEGURANÇA

Art.º 24 Os carros tem de obedecer inequivocamente a todo o regulamento, correndo o risco de não ser apto a participar.

Art.º 25 Os participantes tem obrigatoriamente de se apresentar com capacete, luvas de proteção, roupas e calçado resistentes.

Art.º 26 O percurso terá nos locais considerados de alto risco, proteções para amortecer eventuais acidentes e pessoal auxiliar com o intuito de prestar todos os cuidados necessários, não impedindo estas medidas o participante de observar todas as situações tendo em vista à segurança da Prova.

Art.º 27 Os veículos devem ser construídos tendo em conta as características deste percurso de forte inclinação.
 Art.º 28Toda a prova será assegurada pelos mais diversos meios (humanos e materiais) sendo que estarão presentes as forças de segurança (GNR) e as forças humanitárias (Bombeiros).

Art.º 29Todos os participantes devem ter uma postura com vista à segurança e proteção dos valores humanos.

Art.º 30.º  Todos os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais (Os dados a considerar são os constantes nas fichas de inscrição, pelo que se deve atentar ao seu preenchimento), não podendo imputar responsabilidades aos organizadores da prova.

CAPITULO VI PRÉMIOS

Art.º 31Os 3 primeiros classificados de cada competição terão taças para premiar o seu esforço.

CAPITULO VII  DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.º 32 A organização desta prova tem como objetivo principal  a valorização da tradição e valores humanos, sendo que o espírito de competição deve sempre ter em conta  o desenvolvimento de relações salutares e capazes de criar manifestações de amizade e confraternização.
Art.º 33A Organização reserva-se ao direito de proceder a algumas alterações ao presente regulamento, sendo que deverá avisar os participantes antes do início das provas.

Art.º 34Qualquer omissão no presente regulamento, será analisada e decidida  pela Organização da prova, não podendo os participantes recorrer da mesma.


Para mais informações e Contactos aceder ao site na net :

 CONTACTOS:
Junta de Freguesia de Nespereira
Rua Prof. Marques Jorge, nº 26 - 1º
4690-363 Nespereira CNF
Portugal

Telefone: (+351) 256 951 010     
Fax: (+351) 256 951 010
E-mail: junta.nespereira@sapo.pt

Prova:
rolamentosnespereira@gmail.com
Imagens e informações da prova em: